BE e o Serviço Nacional de Cuidados para o envelhecimento com qualidade

José Carreira deu conta das diversas áreas de atividade das  Obras Sociais de Viseu e do Centro de Apoio Alzheimer e abordou as carências  a nível das respostas a situações de maior debilidade. Nomeadamente a crianças que por esta ou por aquela razão se encontram desinseridas do contexto familiar e a pessoas idosas institucionalizadas.

Tópico(s) Artigo

  • 12:55 | Domingo, 27 de Abril de 2025
  • Ler em 2 minutos

O Bloco de Esquerda reuniu-se com José Carreira, co-fundador do Movimento Ibero-Americano Stop Idadismo, Presidente das Obras Sociais de Viseu, e Coordenador do Centro Apoio Alzheimer de Viseu.

Na reunião, o cabeça da lista candidata às eleições legislativas de 18 de maio, David Santos, deu conta das propostas  do  Bloco de Esquerda para a promoção de um envelhecimento com qualidade, com particular destaque para a criação de um Serviço Nacional de Cuidados que promova a integração das várias valências da área dos cuidados a pessoas que delas necessitem, isto no sentido de se superar o paradigma da mera institucionalização das pessoas idosas.

Por seu turno, José Carreira deu conta das diversas áreas de atividade das  Obras Sociais de Viseu e do Centro de Apoio Alzheimer e abordou as carências  a nível das respostas a situações de maior debilidade. Nomeadamente a crianças que por esta ou por aquela razão se encontram desinseridas do contexto familiar e a pessoas idosas institucionalizadas.


No que respeita a pessoas institucionalizada o Presidente das Obras Sociais manifestou preocupação face à escassez de resposta com abrangência universal, logo financeiramente acessível a todas as pessoas, e à mercantilização de muitas das soluções existentes, para além da frequente ausência de definição de linhas condutoras que balizem a implementação de projetos ou que se limitam a replicar padrões que já deviam estar ultrapassados. Salientou-se igualmente que políticas públicas orientadas para o bem-estar da designada terceira idade não podem ser reduzidas ao tema das pensões ainda que estas sejam obviamente fundamentais.

Foi igualmente enfatizada  a necessidade de se apostar nos recursos humanos, a nível do ratio por utentes e da formação. Foi frisado também que a ausência destas respostas está na base do frequente recurso excessivo à contenção mecânica e farmacológica de pessoas institucionalizadas.

No que concerne às crianças que, por motivos diversos, se encontram privadas do meio familiar, José Carreira apontou a necessidade de haver mais e melhores respostas, referindo que no distrito de Viseu há um só centro de acolhimento e que as famílias de acolhimento também não são suficientes para dar resposta a esta situação.

O Bloco de Esquerda tomou nota das preocupações de quem  de há muito que está no terreno e tem produção teórica sobre o idadismo, e manifestou disponibilidade para integrar estes contributos nas suas propostas para o distrito, constatando que as mesmas vão de encontro à proposta do Bloco de criação de um Sistema Nacional de Cuidados.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
2