O Comando Territorial de Setúbal, no dia 17 de março de 2023, realizou uma operação especial de prevenção criminal, em zonas especiais de policiamento nos concelhos do Barreiro, Moita, Sesimbra e Setúbal, através da implementação de ações policiais concertadas de prevenção e visibilidade.
Esta operação teve como objetivo principal a visibilidade saturante em pontos de concentração de pessoas referenciados por ocorrências generalizadas de incidentes sociais, bem como a prevenção e combate à criminalidade, com vista à dissuasão de atividades criminosas, ao controlo, deteção e prevenção da prática de infrações relacionadas com armas e estupefacientes, com o objetivo de reforçar o sentimento de segurança da população.
No decorrer desta operação especial de prevenção criminal, foram realizadas ações de fiscalização a pessoas, viaturas e estabelecimentos comerciais, tendo sido detidas 06 pessoas e fiscalizadas 87 pessoas, 410 veículos e 14 estabelecimentos.
Das ações policiais realizadas, destacam-se os seguintes resultados:
Detenções:
– 2 homens detidos com 15 e 49 anos de idade por tráfico de estupefacientes;
– 2 homens detidos de 34 e 41 anos de idade por posse de arma proibida;
– 2 detidos, um homem de 40 anos e uma mulher de 47 anos, por condução sem habilitação legal;
Os factos foram comunicados aos Tribunais do Barreiro, Moita, Sesimbra e Setúbal.
Autos de contraordenação:
· No âmbito da Legislação Policial
– 6 autos por posse e consumo de estupefacientes;
– 15 autos no âmbito do funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
· No âmbito da Legislação Rodoviária
– 153 autos de contraordenação
Apreensões:
– 54 doses individuais de haxixe;
– 1 taco de basebol;
– 2 facas;
– 8 maços de tabaco sem estampilha;
– 20 euros em numerário.
Foram empenhados 181 militares, das diversas valências do Comando Territorial de Setúbal, nomeadamente do dispositivo territorial, trânsito, intervenção e investigação criminal.
As ações periódicas que o Comando Territorial de Setúbal tem vindo a realizar no âmbito do Plano Integrado de Ações Policiais de Prevenção e Visibilidade, têm como principal objetivo assegurar a visibilidade da Guarda junto da população, a prevenção da criminalidade violenta e grave, bem como os demais comportamentos que possam colocar em causa a segurança de pessoas e bens.