É urgente que os chamados “bancos tradicionais” se adaptem à nova realidade e ao status quo que foi potenciado pela pandemia da Covid-19.
Esta é uma das principais conclusões do relatório “Banca Digital: O novo paradigma dos canais digitais”, lançado pela Xpand IT, tecnológica portuguesa especializada em Big Data, BI & Analytics, Data Science, Middleware, Digital Xperience e Soluções de Colaboração.
O relatório, produzido pela unidade de Digital Xperience da Xpand IT, surgiu na sequência de um painel de discussão promovido pela empresa, e que contou com a participação de representantes de bancos como o Crédito Agrícola, o Novo Banco e o Millennium BCP.
Por esse motivo, tornar-se digital já não é uma escolha, mas uma necessidade, já que os bancos apenas vão conseguir manter-se competitivos e manter a sua presença no mercado bem como a sua carteira de clientes caso se transformem e se adaptem a esta nova realidade.
Desta forma, segundo o relatório, os canais digitais devem tornar-se a principal prioridade para qualquer negócio: as ferramentas digitais sobrevivem a mudanças de contexto ou crises. Ferramentas como os agentes virtuais, por exemplo, poderão ser fundamentais para ajudar as empresas a funcionar à distância enquanto outros colaboradores possam estar mais focados noutras áreas do negócio. Assim, num futuro muito próximo, as interações dos clientes com os seus bancos serão cada vez mais digitais e mais personalizadas, mesmo que as localizações físicas continuem a assumir um papel específico na interacção dos clientes com a marca.
Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT, afirma: “Nos últimos anos, o impacto da inovação tecnológica tem-se feito sentir em vários setores e tal também acontece na banca. Neste relatório, procurámos analisar os vários desafios deste setor, dadas as atuais circunstâncias, e as múltiplas oportunidades que a tecnologia traz e que ficaram particularmente evidentes neste período. Fica cada vez mais claro que a inovação estará intrinsecamente ligada à capacidade de as empresas tirarem partido das vantagens que a tecnologia proporciona”.