Com o começo da época de compras do outono, um especialista de cibersegurança chama a atenção para as novas táticas de fraude nos anúncios online.
De acordo com o Relatório de Segurança de Anúncios da Google, no ano passado foram bloqueados ou removidos 206,5 milhões de anúncios devido a falsificações, incluindo anúncios que foram considerados fraudulentos. Além disso, foram removidos mais de 1 bilião de anúncios por abuso da rede de publicidade, como nos casos em que eram utilizados para promover malware. Com a Black Friday à porta, os especialistas dizem que os golpistas estão também à espreita, prontos a transformar os cliques de ocasião em prejuízo para os compradores desprevenidos.
As fraudes com anúncios não se limitam aos motores de busca. De acordo com a Statista, no primeiro semestre de 2023, 44% das burlas nas redes sociais envolveram fraudes relacionadas com compras online, o que faz com que esta seja a maior categoria de fraude nestas plataformas.
“Os burlões têm facilidade em criar anúncios falsos que imitam marcas conhecidas para parecerem convincentes. Atraem as vítimas com descontos irrealistas e artigos requisitados, pedindo pagamentos adiantados. Dado o clique, os utilizadores são redirecionados para sites maliciosos, em que os burlões podem lançar ataques. Para lhes dar um ar de legitimidade, os burlões enviam informações de rastreamento falsas, mas cortam toda a comunicação depois de receberem os pagamentos. Além disso, o método mais recente de burlas em anúncios interativos aplica conteúdo dinâmico para captar a atenção dos compradores”, diz Adrianus Warmenhoven, especialista de cibersegurança da NordVPN.
Esteja atento aos anúncios interativos: uma nova forma de golpe
Os burlões enganam os utilizadores com anúncios interativos que incluem jogos, questionários ou aplicações de aspeto inocente. Estes golpes funcionam incrivelmente bem, porque aproveitam os elementos interativos para surpreenderem as pessoas, atraindo-as para atividades que parecem divertidas e seguras.
“As fraudes com anúncios interativos estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas, graças às características atrativas dos anúncios digitais e do interesse geral das pessoas em interagir com os conteúdos. Estes golpes podem levar os utilizadores a facultar informações pessoais, descarregar malware ou subscrever serviços que não querem. Apesar do seu ar lúdico, os anúncios interativos são a isca perfeita para os vigaristas, sobretudo nas plataformas de redes sociais, onde os utilizadores tendem a ser menos cautelosos”, afirma Warmenhoven.
Vício das compras: a emoção da caça
De acordo com as estatísticas sobre o vício das compras, estima-se que 4,9% da população adulta global seja viciada em compras. Mais de 50% das compras online são feitas por impulso.
Para muitas pessoas, o verdadeiro prazer das compras não reside na aquisição de produtos, mas na emoção da caça. É a perseguição e a eventual descoberta de um bom negócio ou de um produto cobiçado que provoca uma adrenalina semelhante à sentida pelos jogadores ou adeptos do desporto.
“O fenómeno da oniomania — as compras compulsivas — reflete o modo como a cultura de consumo se entranhou nas nossas vidas, especialmente agora, que a maioria das pessoas tem acesso fácil à internet e a inúmeras aplicações de compras que são fáceis de usar. Esta obsessão não só pode dar azo a problemas financeiros graves, como também aumenta a vulnerabilidade às ciberameaças, uma vez que os compradores compulsivos expõem muitas vezes as suas informações pessoais online, arriscando-se a ser alvo de violações de dados, phishing e outras fraudes cibernéticas”, diz Warmenhoven.
Passos simples para evitar cair em anúncios fraudulentos online
Para se proteger das possível ameaças que os golpes com anúncios representam e poder continuar a fazer as suas compras descansado, Adrianus Warmenhoven recomenda tomar as seguintes precauções:
Use uma VPN. Uma VPN (rede privada virtual) altera o seu verdadeiro endereço IP e localização virtual, impedindo que terceiros — incluindo o seu provedor de serviços, cibercriminosos, administradores de rede e anunciantes — o espiem.
Procure avaliações. Se um anúncio lhe pedir para descarregar uma aplicação ou visitar um novo site, procure avaliações ou pesquise mais informações antes de o fazer.
Use a Proteção contra Ameaças Pro. A Proteção contra Ameaças Pro reúne os melhores aspetos das ferramentas essenciais de cibersegurança num pacote de segurança completo. Analisa todos os ficheiros que transfere quanto à presença de malware, impede-o de visitar páginas maliciosas utilizadas para o phishing, a fraude e para hospedar malware, e bloqueia os anúncios irritantes.
Desconfie de pedidos de informações. Tenha cuidado com qualquer anúncio que lhe peça informações pessoais ou dados de pagamento, especialmente se o incentivo parecer demasiado bom para ser verdade.
Verifique se o URL está correto. Certificar-se de que está na loja online certa pode ser a diferença entre introduzir os dados do seu cartão na “Nike.com” ou na “n1ke. com.” Esta pequena variação num URL é uma grande oportunidade para os hackers e burlões, que se aproveitam da falta de atenção a pormenores como estes para redirecionar as pessoas para sites maliciosos.