Associação Stop Idadismo e Obras Sociais de Viseu lançam programa “Amigos de Todas as Idades Vencendo o Idadismo”

“AMIGOS DE TODAS AS IDADES – VENCENDO O IDADISMO” é um programa cujo objetivo é sensibilizar as crianças e jovens para as questões relacionadas com o idadismo no ambiente escolar e fora dele, desenvolver em conjunto com as crianças e jovens habilidades essenciais, como a empatia, o respeito mútuo e o pensamento crítico.

Tópico(s) Artigo

  • 13:34 | Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
  • Ler em 4 minutos

A Associação STOP IDADISMO, organização dedicada a combater a discriminação baseada na idade e a promover o respeito e a inclusão de todas as idades na sociedade, desenvolveu, em Parceria com as Obras Sociais de Viseu, um projeto inovador e pioneiro que levou a reflexão acerca da discriminação em função na idade a mais de 580 alunos do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique. Com base na experiência vivida, a Associação Stop Idadismo criou o PROGRAMA EDUCATIVO DE COMBATE AO IDADISMO E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO “AMIGOS DE TODAS AS IDADES – VENCENDO O IDADISMO”.

“AMIGOS DE TODAS AS IDADES – VENCENDO O IDADISMO” é um programa cujo objetivo é sensibilizar as crianças e jovens para as questões relacionadas com o idadismo no ambiente escolar e fora dele, desenvolver em conjunto com as crianças e jovens habilidades essenciais, como a empatia, o respeito mútuo e o pensamento crítico. Assim, não só beneficia o ambiente escolar mas também,  prepara as crianças e jovens para serem cidadãos/ās conscientes e inclusivos/as na sociedade. Integrar o tema do idadismo no currículo escolar oferece uma oportunidade única para que as crianças e jovens refletirem sobre as suas próprias atitudes em relação à idade e para explorarem como o idadismo pode afetar diferentes grupos etários.

Segundo José Carreira, CEO da Associação STOPIDADISMO e dirigente das Obras Sociais Viseu: “O idadismo começa na infância e é reforçado ao longo do tempo. As crianças absorvem mensagens subentendidas sobre preconceitos e estereótipos da sua cultura desde muito cedo. Educar desde a infância é essencial para formar cidadãos capazes de interagir e colaborar com pessoas de todas as idades.”


 

 

O PROGRAMA EDUCATIVO DE COMBATE AO IDADISMO E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO “AMIGOS DE TODAS AS IDADES – VENCENDO O IDADISMO” está estruturado em três grandes momentos que  beneficiam não só, a assimilação dos conceitos e termos em discussão, coloca as crianças e os jovens num papel ativo na discussão e reflexão das suas próprias ideias e perceções relativamente às questões apresentadas, incentiva à partilha do seu ponto vista com os restantes elementos e por último, promove a adoção de comportamentos que combatam este tipo de preconceito.

PASSO A PASSO PENSADO NAS CRIANÇAS E JOVENS E EM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR:

1 – WORKSHOP SOBRE IDADISMO “SUPER AMIGOS/AS DE QUALQUER IDADE”

2- “EXPLORANDO IDADES: ATIVIDADES PRÁTICAS”

3 – ENCONTRO INTERGERACIONAL

A Associação Stop Idadismo criou um KIT que acompanhará o decorrer da implementação do programa, nos mais variados momentos. O KIT PEDAGÓGICO “AMIGOS DE TODAS AS IDADES”: UMA FERRAMENTA EDUCATIVA COM JOGOS E ATIVIDADES PRÁTICAS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A COMPREENDEREM O VALOR DAS DIFERENTES IDADES. O Idadismo através de atividades práticas e interativas, promovendo a empatia, a compreensão e o respeito entre diferentes idades.

Durante as ações do programa, perguntas como “O que é que pensa ao ouvir a palavra velho?” geraram respostas que reforçam o apego à família, mostrando a importância de trabalhar desde cedo o respeito e a inclusão. Palavras como “rugas”, “sorriso” e “carinho” demonstram como as crianças estão abertas a novas perspectivas.

Este programa evidencia a urgência e importância de introduzir o tema do idadismo nas escolas, junto das crianças e jovens, para promover a compreensão e a sensibilidade em relação às questões de idade desde cedo. Ao abordar o idadismo no ambiente escolar, podemos ajudar as crianças a reconhecerem e combaterem atitudes discriminatórias baseadas na idade, promovendo assim um ambiente escolar e comunitário mais inclusivo e respeitoso para todas as idades.

Um programa disruptivo, desenhado para as crianças/jovens e para todos aqueles que nutrem dentro de si a necessidade de fazer algo diferente e muitas vezes não sabem por onde começar. Um programa disponível para todos aqueles que tal como nós, acreditam que é urgente ouvir as crianças e fomentar nelas atitudes que revolucionarão não só o nosso futuro enquanto sociedade, mas o presente da nossa comunidade.

UMA INICIATIVA INOVADORA LIDERADA PELA ASSOCIAÇÃO STOP IDADISMO E PELAS OBRAS SOCIAIS VISEU, COM O OBJETIVO DE EDUCAR E TRANSFORMAR.

NOTA: Para ideias para artigos, propostas de entrevistas e mais informações, contacte:

Assessoria de Imprensa – NEUZA FRANCISCO

E: neuzajfrancisco@gmail.com 

 

 

Associação Stop Idadismo – Associação criada por um grupo de pessoas que luta pelos direitos das pessoas em todas as idades. Determinados e com vontade de ser e fazer diferente para gerar mudança e criar uma sociedade amiga de todas as idades. Com o propósito de produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de combate ao idadismo. Organizada em três grandes pilares: Informação e Documentação, onde facilitamos o acesso à informação e contribuir para a construção de uma opinião pública favorável para com os fenómenos da discriminação em função da idade, bem como sensibilizá-la para estes problemas; Sensibilização e Formação e Consultoria Especializada, prestamos aconselhamento por meio de uma análise minuciosa de todos os processos levados a cabo pelas instituições. A consultoria especializada elabora processos e planos de ação permitindo alcançar melhorias e otimizar recursos humanos. Somos uma associação que integra o movimento global #AWorld4AllAges, cujo objetivo principal é combater o idadismo, a terceira forma de discriminação que mais afeta as pessoas depois do racismo e do sexismo. https://stopidadismo.pt/sobre/

 

Obras Sociais de Viseu, um parceiro de referência na intervenção social e comunitária.

                https://obrassociaisviseu.pt/ | https://capad.pt/

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora