Celebra-se hoje o Dia Internacional da Literacia, e perante a aposta assumida pela Altice Portugal no combate à iliteracia, em particular a iliteracia digital, a Empresa não pode deixar de assinalar a efeméride com mais uma iniciativa que materializa o seu compromisso para com a Portugalidade: a apresentação da edição especial do novo Atlas da Língua Portuguesa, com o apoio da Fundação Altice.
Foi no âmbito das celebrações do primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa da História, no passado dia 5 de maio, que a Altice Portugal anunciou o apoio a esta obra, que ganha hoje vida enquanto ferramenta de difusão da notória influência da língua portuguesa pelo mundo.
A esta iniciativa junta-se ainda a inauguração, amanhã, de mais uma Cabine de Leitura, desta vez na Junta de Freguesia de Arroios, perfazendo a um total de oito cabines no distrito de Lisboa entre as já mais de 40 em todo o País.
Para o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, «A apresentação desta obra é mais um passo concreto dado pela Altice Portugal na defesa e promoção da língua portuguesa, exemplificando a vasta aposta no eixo da Portugalidade, que se estende à Literatura, Cinema, Música, Arte e Desporto. A literacia, em particular a digital, deve ser um desígnio nacional, sem barreiras territoriais ou etárias. A Altice Portugal continuará focada em dotar o nosso País das ferramentas necessárias para melhores índices de literacia, tornando Portugal num País mais coeso, mais forte, e a uma só velocidade».
Unindo alguns dos seus principais pilares – Proximidade e Inovação – ao compromisso com a Portugalidade, a Altice Portugal, enquanto motor de desenvolvimento social do País, tem vindo a implementar um conjunto de projetos que promovem a inclusão, a igualdade de acessos e a digitalização, com vista à coesão social e garantia de melhores condições de competitividade económica.
Assim, a Altice Portugal continua a colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, da Educação, da Cultura, da Economia e do País.
O novo Atlas da Língua Portuguesa vem assim prestar homenagem à comunidade lusófona espalhada pelos quatro cantos do mundo, dando a conhecer a notória influência linguística do português enquanto identidade de mais de 260 milhões de falantes da língua em todo o mundo.
Trata-se de uma obra de referência, da autoria de José Paulo Esperança, Luís Antero Reto e Fernando Luís Machado, que demonstra a presença inegável da língua portuguesa para lá de todas as fronteiras e territórios, e que conta com o apoio da Fundação Altice.
Esta iniciativa pretende afirmar uma vez mais a língua portuguesa enquanto símbolo incontestável do nosso País e das nossas raízes, e a Literacia enquanto uma das principais e mais importantes bandeiras de uma sociedade moderna, tecnológica e avançada.