O Académico de Viseu esteve no passado fim de semana, ao longo de cinco jornadas, no Zonal de Juvenis Norte, em Ponte da Barca, organizado pela Associação de Natação do Minho. A prova foi disputada entre os dias 17 e 18 de dezembro, com a a presença de quarenta clubes e cento e cinquenta e seis nadadores.
Com os melhores juvenis da zona Norte presentes em prova, a qualidade do evento estava garantida.
Os Academistas procuravam chegar às medalhas, como tem sido seu apanágio em provas Nacionais. O Zonal de juvenis não foi exceção e vieram dois Bronzes para a cidade de Viseu, pela mão de Madalena Figueira.
No sábado quase que houve medalhas, mas ficou a 5 décimos de segundo a subida ao pódio, nos 200 Estilos, com o quarto lugar e 2.31.54, novo máximo pessoal.
No domingo, depois do dissabor do quarto posto do dia anterior, foi a vez de a sorte cair para os lados de Viseu, e acontecer o contrário. Madalena Figueira no terceiro lugar dos 100 Mariposa, o merecido Bronze e o quarto lugar a ficar muito perto, a escassos centésimos, dando mais sabor a esta conquista.
Os Academistas encerram assim a época de piscina curta 2021, com medalhas em todas as principais competições disputadas em território Nacional, virando agora atenções para 2022, que começa já com a Taça ANCNP, no início de janeiro, primeira prova de um calendário de 2022 bastante recheado, para fazer esquecer os últimos tempos, mais conturbados e com poucas competições.