Abriu hoje ao público o novo Centro de Estudos Judaicos em Torre de Moncorvo

O Centro de Estudos Judaicos insere-se no núcleo medieval de Torre de Moncorvo, na área que tem sido referida como a zona da judiaria, a qual teve grande relevância no panorama regional, já que a vila de Torre de Moncorvo albergou o Ouvidor do Rabi-Mor na província de Trás-os-Montes.

  • 21:04 | Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
  • Ler em < 1

Hoje, dia 4 de agosto, abriu ao público o novo espaço dedicado à cultura Judaica em Torre de Moncorvo, o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues.

O Centro de Estudos Judaicos insere-se no núcleo medieval de Torre de Moncorvo, na área que tem sido referida como a zona da judiaria, a qual teve grande relevância no panorama regional, já que a vila de Torre de Moncorvo albergou o Ouvidor do Rabi-Mor na província de Trás-os-Montes. Por outro lado, a tradição local aponta este edifício como o sendo a sinagoga.

Aliado ao Centro de Estudos Judaicos foi criado um outro espaço de visitação, situado na casa que a tradição relaciona com a Inquisição.

Ao dispor dos visitantes está também um passeio judaico, que interliga estes dois locais, e que passa por vários pontos relacionados com a presença dos judeus no centro histórico da vila.


 

O Programa foi o seguinte:

11h00 – Visita ao Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues – Rua Nova

11h30 – Passeio Judaico pelo Centro Histórico

12h00 – Visita à Casa que a tradição relaciona com a Inquisição – Av. Eng. Duarte Pacheco

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora