Ontem, dia 4 de Agosto, Sernancelhe acolheu a Comissária Europeia Elisa Ferreira, que veio inaugurar o Espaço Empresarial Terra da Castanha e na presença, também, do presidente da CCDR-n, António Cunha.
O anfitrião, Carlos Silva Santiago convidou presidentes de diversas autarquias, que vieram do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, Trancoso, Amílcar Salvador, Tarouca, Valdemar Pereira, Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, Aguiar da Beira, Virgílio Cunha, bem como executivos da CIM Douro, da qual Carlos Silva Santiago é um eficaz presidente.
Estiveram também cessantes presidentes das Câmaras Municipais de Sernancelhe, José Mário Cardoso, Penedono, Carlos Esteves, Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, Sabrosa, Domingos Carvas e Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio.
Com a chegada da comitiva aos Paços de Concelho, a Banda do Conservatório de Ferreirim executou o hino da Europa e o hino de Portugal, tendo Elisa Ferreira passado revista à guarda de honra dos Bombeiros Voluntários locais.
Já no interior do edifício, Elisa Ferreira e a comitiva foram recebidos pelo vereador da Cultura, Armando Mateus, também enquanto mordomo-mor da Confraria da Castanha, João Aguiar, confrade e Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, que, citando quatro dos ex-libris do concelho, o Santuário da Lapa, o Marquês de Pombal, Aquilino Ribeiro e a castanha martaínha, deu as boas-vindas à comissária europeia.
Foi descerrado o quadro de Aquilino Ribeiro, expressiva obra do pintor Hugo Vaz, que a partir daquele momento ali ficará patente, naquela que foi mais uma homenagem camarária ao insigne Escritor, nos 60 anos da sua morte.
Elisa Ferreira descerrou ainda uma lápide alusiva à sua passagem por Sernancelhe e pelos Paços de Concelho.
Interveio, de seguida, o actual presidente da CCDR-n, António Cunha, que enalteceu o bom trabalho desenvolvido pela autarquia e os excelentes rácios obtidos em sectores como a saúde, a educação e a economia.
Finalmente e para encerramento da sessão, usou da palavra a convidada de honra, Elisa Ferreira que agradeceu o convite e fez uma análise das relações reais e efectivas da União Europeia, do pelouro de que é comissária e dos 28 países que a integram, além de destacar o relacionamento com cada país, com as forças políticas e com as respectivas autarquias, aquelas onde a verdadeira política de proximidade é quotidianamente posta em acção.
De seguida, rumou-se ao Espaço Empresarial Terra da Castanha, onde Carlos Silva Santiago fez uma breve síntese histórico-diacrónica daquele empreendimento, saudando todos os empresários aí presentes e homenageando os sernancelhenses que cederam os seus terrenos para aquela infraestrutura.
Elisa Ferreira encerrou o momento elogiando o empreendimento, os investimentos e descerrando uma placa alusiva à sua passagem.
Para encerrar o evento, no Estádio da Pedreira, a montante do espaço empresarial, foi servido um Terras do Demo de honra aos presentes.