De 25 de Maio de 2023 a 25 de Maio de 2024, para assinalar os 60 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro, decorrerão vários eventos a nível nacional.
Ontem, dia 1 de Março, em Coimbra, ocorreu um “momento histórico” que consistiu na primeira reunião conjunta das quatro autarquias mais representativas na vida e obra do Escritor, Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, com a presença dos respectivos presidentes, o neto Aquilino Machado, vereadores, assessores e o director da revista literária “aquilino”.
Foi apresentado o cronograma das acções/eventos para essa sincronia temporal que, a seu tempo, será tornado público em cerimónia oficial na cidade de Lisboa.
De entre as plurais acções destacam-se as reedições das obras “Volfrâmio”, em parceria da Bertrand com a o município de Vila Nova de Paiva, “A Via Sinuosa”, em parceria com Moimenta da Beira e “Geografia Sentimental”, em parceria com Sernancelhe, que terão como prefaciadores individualidades de renome nacional.
Em Paredes de Coura decorrerá, entre outras, a Inauguração da Casa Grande de Romarigães.
Ainda em Maio, no decurso da Feira Aquiliniana da Lapa, será apresentado o número 5 da revista literária “aquilino”.
De realçar o empenho de todos os atrás citados e do director da Bertrand Editora, Eduardo Boavida, ausente por motivos profissionais, no esforço conjunto para manter viva a aquiliniana chama.
(Foto A. Sobral)