Veio agora a lume mais uma notícia acerca de um polémico caso envolvendo o nome de Carlos Manuel São Vicente, marido de Irene Alexandra da Silva Neto, ex-deputada e filha de Agostinho Neto, que foi o primeiro presidente de Angola pós 25 de Abril.
Carlos São Vicente foi CEO da AAA Seguros, uma instituição regulada pelo Estado e onde a Sonangol detinha também 10%.
A Justiça suíça alega que entre 2012 e 2019 este empresário terá transferido esta quantia da companhia de seguros que administrava para as suas contas pessoais. Tal veio a lume após alerta do Banco SYZ, por causa de uma transferência efectuada de 213 milhões de dólares.
Em sua defesa, o empresário alega que esta transferência se tratava de um reembolso de alguns empréstimos que ele teria feito à seguradora. Porém, o MP contesta dizendo que os contratos apresentados para fundamentar essa justificação teriam sido criados a posteriori e só depois do Banco SYZ ter requerido explicações.
Toda esta controvérsia está para apurar e nas mãos das entidades judiciais competentes. Contudo, é triste constatar que, ciclicamente, casos deste teor emergem, destacando para a ribalta e pelos piores motivos, o nome do grande país que é Angola.
(Fotos DR)