O Governo no Orçamento de Estado assentou a resposta à inflação num aumento de salários inferior ao valor que esta apresentou em 2022, entre outras.
Levantou-se um coro alegando que a estratégia era errada e que devia haver aumentos equivalentes à inflação.
Nos primeiros meses do ano verificou-se que houve um abrandamento da inflação. Tal poderá indiciar a justeza da estratégia definida.
Contudo as oposições, muitos comentadores e jornalistas bradaram a insuficiência das medidas governamentais e que devia taxar-se com IVA 0% os produtos alimentares essenciais. Aliás bastava olhar para Espanha e fazer o mesmo.
Contudo olhando para Espanha víamos que o valor da inflação foi incorporado no preço dos produtos e a baixa de preços não chegou aos consumidores.
Quando o Governo anuncia um pacote de medidas que inclui o IVA 0%, mas suportada num acordo com a produção e distribuição que compromete todos para que a não cobrança do imposto se replique nos preços dos produtos.
Mas as oposições, muitos comentadores e jornalistas logo vieram alegar que tal medida é inócua, “basta olhar para Espanha” (!?), e que o que é preciso é…
Em breve os veremos pedir que o Velho e o Rapaz levem o “Burro” às costas.
(Imagem DR)