Lamego – PS propõe manutenção da luz nas Freguesias
O executivo em regime de permanência decidiu e tem mantido a prática de, relativamente à iluminação pública, cortar a luz às freguesias em outubro a partir das duas horas da manhã. O PS, os seus vereadores e representantes na Assembleia Municipal sempre discordaram desse corte da iluminação pública nas freguesias, manifestando o seu […]
O executivo em regime de permanência decidiu e tem mantido a prática de, relativamente à iluminação pública, cortar a luz às freguesias em outubro a partir das duas horas da manhã.
O PS, os seus vereadores e representantes na Assembleia Municipal sempre discordaram desse corte da iluminação pública nas freguesias, manifestando o seu desagrado relativamente a esta situação. Consideramos a opção reveladora de discriminação relativamente à cidade, onde os cortes nas iluminárias são intercalados e em que os perigos, riscos e transtornos que uma situação de apagão total traz à população das freguesias rurais é elevado.
Contudo, o executivo da Coligação PSD e CDS-PP viu nesta decisão uma medida de poupança e o arrecadar de uma verba fácil para o seu orçamento.
O corte da iluminação durante as três horas representará uma poupança de catorze mil euros mês, montante que não é despiciendo, mas que é cortado num serviço público essencial para a população. Todavia, existem, porventura, opções de natureza política que permitiram a compensação desta verba em áreas menos sensíveis e vitais, que o executivo pode descortinar.