Jogo de adejantes sombras

Ironicamente, quem deve temer o mundo democrático? Trump ou Putin? Ambos, pois são as duas faces da mesma moeda.

Tópico(s) Artigo

  • 13:07 | Sexta-feira, 28 de Março de 2025
  • Ler em 2 minutos

Se juízes e júris forem independente, podem pedir contas aos governantes. Se a imprensa for genuinamente livre, os jornalistas podem denunciar o roubo e a corrupção aos mais altos níveis. Se o sistema político conferir aos cidadãos a capacidade de influenciar o governo, estes poderão mesmo transformar o próprio sistema político.”

Applebaum, A., Os ditadores que querem governar o mundo – Autocracia.Inc, Bertrand Editores, 2024.

 


Vladimir Putin quer eleições democráticas na Ucrânia…

Nos tempos que correm, em que o poderoso Lavrov afirma com toda a desfaçatez e arrogância “a Rússia deve procurar criar uma nova ordem mundial”, nada nos admira, uma nova ordem internacional multipolar, como a designam — um mero eufemismo — , tempos em que a própria verdade, em campanhas poderosas de desinformação, de difamação, de fake news e de trolling, cozinhada e adulterada nos mais sinistros corredores das autocracias, se tornou em algo de questionável, de frágil, de eliminável, de manipulável, de substituível pelas mentiras de circunstância e de oportunismo.

Vladimir Putin quer eleições democráticas na Ucrânia…

A democracia na boca de Putin é barata ficção, democracia que ele subverte e combate com afã, que não existe no país que governa, onde os meios de CS opositores são silenciados e os candidatos presidenciais são suprimidos: o caso de Navalny é paradigmático, como o é também agora na Turquia a detenção de Ekrem Imamoglu, o presidente da câmara de Istambul, candidato opositor ao presidente Erdogan, que acabou de ser preso acusado de corrupção…

Vladimir Putin quer eleições democráticas na Ucrânia…

Não, não quer. Quer sim substituir pela força e pela coacção Zelensky por uma marioneta ao seu serviço e dos seus interesses, tipo Aleksandr Lukashenko, o presidente da Bielorrússia. Ademais, sendo a Ucrânia um Estado soberano, que direitos tem Putin de ingerir no seu sistema político? A pergunta é de retórica pois ninguém ignora a resposta.

Vladimir Putin quer eleições democráticas na Ucrânia…

Bom seria que desse o exemplo e as quisesse no seu próprio país.

Hoje a Ucrânia é uma mera bola de pingue pongue jogada entre dois contendores, Putin & Trump — que só aparentemente o são — tendo a Europa como árbitro afónico sem grande relevância para o resultado final, pois no fundo, se Putin criou a guerra ao invadir um país soberano, Trump, a pretexto de lhe pôr fim, de criar a paz, mais não quer que deitar as insaciáveis garras às riquezas do país, aliás como sempre foi a política económica externa dos EUA, desde a amplamente espoliada América Latina, à África, ao Médio Oriente (Irão, Iraque, Afeganistão, Síria, Líbano, Palestina ….)  e à Ásia (guerra da Coreia, guerra do Vietname, etc.), e agora de forma descarada intentada no manifesto desejo de tomar a Gronelândia, o Canadá, a Dinamarca e por aí fora. O tal expansionismo imperialista…

Ironicamente, quem deve temer o mundo democrático? Trump ou Putin? Ambos, pois são as duas faces da mesma moeda.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião