É fartar, vilanagem!

A título de exemplo de IUC's, três veículos automóveis dos quais tenho concreto conhecimento, passaram de 147, 93 € em 2022 para 153,85 em 2023; 104,14 para 108,32 e 148,58 para 154,12. Porquê? O que justifica estes aumentos?

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  • 13:01 | Terça-feira, 12 de Setembro de 2023
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De há muito a esta parte, os automobilistas são as uma das galinhas dos ovos de ouro dos sucessivos governos.

Os veículos novos são inacessíveis à maioria pelos exageradíssimos impostos que pagam, dos mais altos da Europa.

Os combustíveis são, também, dos mais caros da Europa e não cessam de subir semanalmente para gáudio das petrolíferas a fazerem alarves manguitos aos depauperados consumidores.


O IUC sobe anualmente sem qualquer explicação plausível, de fininho, fiada a saqueadora AT de que o contribuinte nem já de tal conta dá. Aliás, de ano para ano, seria lógico que o IUC fosse menor e não o contrário. Como se não bastasse, se o contribuinte quiser aceder ao portal do “fisco”, depara com um obsoleto e improfícuo serviço dissuasor de pesquisa por parte do utente, estando-se a entidade, na sua autocrática arrogância, a “borrifar” para o efeito, pois tem o arbitrário e discricionário poder de agir a seu bel-contento, triturando os contribuintes com a sua avidez insuportável. E isto para não falar no caso de intentar ser atendido presencialmente. Um pesadelo…

Entretanto, como se não chegasse, sobem os seguros a cada ano que passa. Paga-os pelo Multibanco e demoram as cartas verdes 10 dias no mínimo a chegar. Colocam-se mais radares por todo o lado, dizem eles que para obviar aos acidentes. O mesmo não pensando sobre as estradas esburacadas, a sinalização horizontal nas estradas que há muito deixou de se ver ou, até, a mera compra de um carro novo, muito mais seguro e eficaz, tornada uma quimera

 

 

As estradas estão cheias de bossas e buracos? Nada de reparar. Antes colocar uma placa de 50 e um radar atrás. É assim que esta gente funciona. Hipocritamente e a jusante das causas que provocam os efeitos. Entretanto destas mutas resultam 30% para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, 30% para a entidade autuante, PSP ou GNR e 40% para o governo. Com estes estratosféricos lucros beneficia-se o automobilista em quê, concretamente? Campanhas bonitinhas de sensibilização? Não chegam! E o resto do dinheiro recebido vai para onde? Para melhorar estradas e sinalização?

A título de exemplo de IUC’s, três veículos automóveis dos quais tenho concreto conhecimento, passaram de 147, 93 € em 2022 para 153,85 em 2023; 104,14 para 108,32 e 148,58 para 154,12. Porquê? O que justifica estes aumentos?

Por outro lado, os salários mantêm-se a marcar passo, ou a andar para trás como o caranguejo e o custo de vida a subir brutalmente.

Durante quanto tempo vão os portugueses aguentar este regabofe de mentiras e de saques recorrentes?

 

(Foto ANSR DR)

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Publicado em Opinião