As cores da paixão

Neste contexto a paixão tem um significado associado, a uma dor extrema tanto de Cristo, como de todos os que o amavam e que impotentes assistiram ao seu sofrimento.

Tópico(s) Artigo

  • 12:17 | Sábado, 29 de Março de 2025
  • Ler em < 1

Segundo o evangelho, começou numa quinta-feira a paixão de Cristo, o martírio que o levaria à crucificação e à morte. Neste contexto a paixão tem um significado associado, a uma dor extrema tanto de Cristo, como de todos os que o amavam e que impotentes assistiram ao seu sofrimento.

Deveria falar-se da paixão de Maria, a mãe que nada pode fazer para salvar o seu amado filho!

Talvez relacionado com este momento da vida de Cristo, muitas vezes associa-se a paixão ao sofrimento e não raras vezes ouvimos expressões como: “tenho o coração tão negro, com uma paixão tão grande que não sei o que ele me adivinha”, “a Maria traz com ela uma paixão que a vai matar”, “depois que o filho morreu ela anda muito apaixonada”.

Esta paixão é roxa… A paixão também está associada a um sentimento bom, de alegria, felicidade, exaltação, amor intenso.


Quando nos apaixonámos adquirimos uma energia, um estado de bem-estar que somos capazes de nos transformar, de nos superar, de renascer…

Esta paixão é vermelha, sinónimo de sangue, sinónimo de vida…

 

Ondina Freixo

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião