Para todos os aquilinianos, o 13 de Setembro é uma data em que se recorda e festeja o nascimento de Aquilino Gomes Ribeiro, nascido no Carregal, Sernancelhe, às 13H00 do dia 13 de Setembro de 1885.
Infelizmente, em mais de década e meia, este 2020 de má sina não permite a adequada comemoração da efeméride, nestes anos todos nunca esquecida na sua terra natal.
A Bertrand Editora com o apoio da Câmara Municipal de Sernancelhe reeditou “Uma Luz ao Longe” (1948), com prefácio de Gonçalo M. Tavares e ilustrações de João Câmara Leme, romance cuja diegese decorre no Colégio da Lapa, centrada nos cinco anos em que Aquilino ali estudou, de 1895 a 1900.
Em tempos normais, lá estaríamos hoje todos, na sua condigna apresentação. Os tempos não o permitiram, adiando-a para dias melhores.
Não obstante estarmos cientes de que a melhor forma de festejar Aquilino é lendo-o durante parte dos 365 dias do ano, conscientes de que se mantém cada vez mais vivo e actual, é com pesar que, hoje, não estamos juntos e presentes na sua evocação.
Que o façamos assim, deste modo, chamando-o à memória, pegando num livro seu e lendo-o.