Os partidos políticos e as respectivas candidaturas autárquicas tardam a apresentar a lista dos candidatos às eleições que decorrerão em finais de Setembro próximo.
Esta delonga, provavelmente e em alguns casos terá a ver com a dificuldade em fazer as listas com nomes relevantes, ou, em casos como por exemplo a segunda maior autarquia do país, o Porto, perante um candidato forte, Rui Moreira, não encontrarem um adversário à altura do peso eleitoral do oponente. O que, em caso algum, justificaria a “rodilha” em que se meteram, tanto o PS como o PSD com o surgimento / apagamento de candidatos que se aprestam a sê-lo e, de súbito, entendem desistir ou não serem consensuais para as estruturas distritais e concelhias, gerando segundas e terceiras escolhas e inquinando as candidaturas a surgir.
Em Viseu, de concreto se sabe o nome dos cabeças de lista das candidaturas do PS, PSD, CDS, CDU, BE, Chega e IL. Conhecem-se ainda os nomes de todos os candidatos do Partido Socialista às freguesias do concelho. Talvez hoje se saiba quem são os candidatos às freguesias pelo PSD. Provavelmente serão os mesmos que subscreveram a carta ao presidente do partido a apoiar a falhada candidatura de João Paulo Gouveia.
Para já, o que os eleitores gostariam de saber é o nome dos 5 primeiros candidatos de cada lista à Câmara Municipal de Viseu e dos cabeças de lista à Assembleia Municipal, para além dos já desvendados. A não ser que tal esteja ainda em apreciação, ponderação e decisão. Também os eleitores têm que ponderar para decidir. Até para obviar à abstenção. Mesmo e porque, tirando o mês de Agosto de férias, fica o mês de Julho e parte de Setembro para concluir todo o processo e o dar a conhecer àqueles que vão decidir, de entre os 99 274 habitantes do Concelho (dados de 2011).