Aos poucos, gradualmente, tem vindo a confirmar-se aquilo que escrevemos há sete anos acerca do declínio dos meios de comunicação social difundidos em papel.
Referimos então que o desaparecimento da press paper era inevitável. E elencámos, entre outros, os seguintes motivos:
A crescente preocupação ecológica;
A preponderância da net nas nossas vidas e rotinas;
Os vultuosos custos da impressão;
A acentuada e abrupta queda da venda em banca;
Os novos caminhos da publicidade, com cada vez maior número de meios de difusão de massas alternativos, a ganharem os favores do público…
Hoje, no panorama nacional e em termos de mass media em papel, conseguem ter lucros – ou não ter prejuízos – dois ou três jornais, entre quotidianos, semanários e órgãos de temática específica desportiva (futebol).
Assiste-se quase mensalmente a mais uma “baixa”, na difusão em papel, seja na imprensa regional, seja na nacional.
Em consequência e resposta surge a reconversão em plataformas digitais.
Com uma diferença fundamental, enquanto andam por aí a vender avenças a troco da edição de conteúdos feitos pelos avençados, até hoje a RD nunca cobrou um cêntimo a ninguém, não tendo assim e até ao presente necessidade de se andar a vender por aí.
Vamos estar atentos aos tempos…