Braga foi eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, com 109.902 votos net. A distinção foi conseguida à frente de cidades como Roma, Paris, Viena.
Este troféu foi alcançado por mérito e competência de um profícuo trabalho de vários parceiros, encabeçados pela autarquia, visando uma afirmação internacional da marca Braga.
Braga foi o destino preferido por turistas da Inglaterra, Brasil, França, EUA. Até o Vaticano votou em Braga.
Desta forma, Braga foi colocada no pico mais alto do turismo europeu, prevendo-se que, mau grado a pandemia e na expectativa da sua ultrapassagem, possa atrair um número imenso de milhões de viajantes.
Em 2013, Almeida Henriques no seu programa, tinha também uma “Visão de Futuro” para Viseu que iria ser “Uma Comunidade com uma voz liderante na Região e no País. Uma Cidade-Região”, que nem a CIM Dão Lafões, ali sediada em Tondela, conseguiu liderar…
Em 2016, criou-se a VISEU MARCA “associação de marketing territorial e de branding de Viseu”, por iniciativa do Município de Viseu e da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu. “A VISEU MARCA nasceu para criar competências locais e regionais de marketing territorial, contribuindo para promover e valorizar a marca da cidade e região, os seus atributos turísticos, os seus talentos humanos criativos e grandes acontecimentos culturais e económicos, como a Feira de São Mateus, que gere e organiza desde a sua fundação.”
Depois, em 2017, no segundo mandato, Viseu iria ser candidata aos plurais troféus internacionais em disputa.
Hoje, a 15 de Fevereiro de 2021. Viseu viu todos os desideratos “por um canudo”. Nada faltou em recursos materiais para que tudo fosse feito. Estoiraram-se milhões de euros. O resultado foi um total flop. Os milhões compram muita coisa. Mas a competência do saber-fazer não está à venda.
Que Almeida Henriques ponha os olhos em Braga e daí tire lições. Braga que se propõe, com factos e não com retóricas ocas, a ser a Capital Europeia da Cultura 2027.