No dia 16 de abril de 2025 em Brasília, João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, o Ministro Decano do Supremo Tribunal Federal e Fundador do IDP, Gilmar Mendes, e o Diretor-Geral do IDP, Francisco Schertel Mendes formalizaram o acordo de cooperação e inauguraram o novo Centro de Estudos entre a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
O Centro de Estudos IDP-UC tem como objetivos o intercâmbio de docentes e investigadores, o desenvolvimento de projetos de investigação e publicações, bem como a organização de conferências, seminários e outros eventos académicos conjuntos, tendo já decorrido a primeira ação de formação, em matérias de regulação pública, para estudantes de mestrado e doutoramento do IDP por Pedro Costa Gonçalves, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Este novo Centro de Estudos irá permitir fomentar o trabalho conjunto entre os mais de 30 mil estudantes das duas instituições.
A criação do Centro de Estudos IDP-UC insere-se na esfera de ação da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC), projeto especial da Reitoria, tendo o seu Diretor, Rui de Figueiredo Marcos, proferido uma conferência sobre “Clarões Jurídicos Luso-Brasileiros” na cerimónia de inauguração.
Segundo João Nuno Calvão da Silva, “a parceria com o IDP, pelo prestígio que esta jovem instituição já tem e pelas pessoas que lhe dão vida, em especial o Ministro Gilmar Mendes, seu fundador e Decano do Supremo Tribunal Federal, e Francisco Mendes, seu Diretor-Geral, é uma aposta estratégica para o futuro da Universidade de Coimbra no Brasil e no mundo lusófono. O espaço físico do Centro de Estudos IDP-UC que inaugurámos funcionará como um cartão de visita, uma bonita Embaixada da UC no nosso país irmão.”
A comitiva da UC, liderada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, realizou também visitas de trabalho com o Ministro da Educação da República Federativa do Brasil, Camilo Santana; com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; com o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Herman Benjamin; e com o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Frederico Mendes Júnior.
Legenda foto de capa (IDP Coimbra.JPG): (da esquerda para a direita) Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, Diretor-Geral do IDP, Francisco Schertel Mendes, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e Ministro Decano do Supremo Tribunal Federal e Fundador do IDP, Gilmar Mendes