1 de abril · Museu Nacional dos Coches – Revista dos Museus #4
No dia 1 de abril, pelas 18h30, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, acolhe o lançamento do número 4 da Revista de Museus, publicação periódica da responsabilidade da Museus e Monumentos de Portugal dedicada ao mundo dos museus e da arte.
Este número tem como tema Colaboração e Participação, escolhido também porque 2024 e 2025 celebram os 50 anos de Democracia numa perspetiva de maturidade desse sistema. Os textos de especialistas comprovam como os museus são já lugares onde se efetivam a colaboração e a participação cidadã, num passo à frente do conquistado acesso destes espaços de cultura a todos.
A apresentação estará a cargo de Inês Bettencourt da Câmara, Diretora da Mapa das Ideias, e Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes. A entrada é livre.
2 a 22 de abril · Museu Nacional de Machado de Castro
Irá decorrer entre 2 e 22 de abril, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00, no Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, a Oficina de iluminura Monges copistas: iluminar a música no museu.
Partindo dos livros de cantochão pertencentes às coleções do MNMC, oriundos de antigos mosteiros de Coimbra, esta oficina tem por objetivo divulgar a arte da iluminura e as práticas dos monges copistas medievais junto dos mais novos. Sensibilizando para a importância da salvaguarda e preservação patrimonial, vamos explorar técnicas de iluminura e composição visual, através da pintura com aguarelas e tinta ferrogálica.
Destinada a crianças dos 6 aos 9 anos, é organizada pelo MNMC, em parceria com o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
4 e 6 de abril · Museu Nacional Soares dos Reis
Durante o mês de abril, o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, promove visitas e oficinas que não vai querer perder.
Visita Orientada Entre o ‘Vero’ e o experimental – 4 abril, 15h00
Transversal à diversidade temática – narrativas, cenas de costumes, paisagem, obras conceptuais – apreciamos na exposição de longa duração caminhos da prática artística; visitamos autores e a confluência de práticas convencionais e outras mais inovadoras. Procuramos a autenticidade e a originalidade que nos move.
Inscrições através do email comunicacao.mnsr@museusemonumentos.pt
Visita Incógnita – 6 abril, 11h00
O Museu Nacional Soares dos Reis promove mensalmente uma visita orientada incógnita, através da qual se pretende explorar com os visitantes outras narrativas presentes nas obras das suas coleções.
A entrada é gratuita, mediante inscrição para comunicacao.mnsr@museusemonumentos.pt
Oficina Pintura Volumétrica com pigmentos plásticos – Homenagem a Silva Porto – 6 abril, 1030
Nesta oficina, dinamizada por Sara Marcus, cria-se uma pintura tridimensional, através da modelagem, a partir de uma das obras de Silva Porto, presente na Exposição de Longa Duração do MNSR, resultando numa nova e interessante versão, em relevo, para no final emoldurar e levar para casa.
Dirigido a famílias com crianças a partir dos 6 anos, a entrada tem o custo de 30 euros (1 criança e 1 acompanhante) Inscrições se.mnsr@museusemonumentos.pt
5 de abril · Museu Nacional de Etnologia
A temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização, que decorre desde novembro de 2024, promove sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização.
A próxima sessão, marcada para 5 de abril, contará com a exibição do documentário Fogo no Lodo (Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, 2023, Portugal, 119 min), galardoado em 2023 com o Prémio Fundação INATEL no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema e em 2024 com o Prémio Especial do Júri no Apricot Tree Film Festival – festival dedicado ao documentário etnográfico, realizado na Arménia.
O filme será exibido às 10h00, no auditório do Museu Nacional de Etnologia (Avenida Ilha da Madeira, Lisboa), com entrada livre.
Após a projeção do filme, será realizado um debate com a participação de convidados e investigadores do CEsA (a confirmar).
Mais informação em www.museusemonumentos.pt