Museus e Monumentos de Portugal Semana 24 de fevereiro a 2 de março

A cama de campanha de João Allen é o mote para analisarmos a produção deste tipo de mobiliário, portátil, engenhosamente concebido e de design inovador. Os melhores fabricantes britânicos dos séculos XVIII e XIX, procuraram responder às necessidades dos cavalheiros, levando conforto e elegância às campanhas miliares e viagens pelo antigo Império Britânico.

Tópico(s) Artigo

  • 13:13 | Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025
  • Ler em 2 minutos

25 de fevereiro · Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
A propósito da exposição Impressões Digitais. Colecção MNAC, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, propõe um Ciclo de Conversas em torno de obras e artistas presentes na coleção.

A próxima conversa será com a curadora do MNAC Maria de Aires Silveira e irá decorrer no dia 25 de fevereiro, às 18h30, com o tema O século XIX e os grandes temas.

 


25 e 28 de fevereiro · Museu Nacional Soares dos Reis
 

Durante o mês de fevereiro o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, preparou várias visitas orientadas à sua coleção.

Programa
25 fevereiro (terça-feira), 15h00
Uma nova aquisição: a cama de campanha de João Allen 
Viagens e conforto, elegância e robustez. A cama de campanha de João Allen é o mote para analisarmos a produção deste tipo de mobiliário, portátil, engenhosamente concebido e de design inovador. Os melhores fabricantes britânicos dos séculos XVIII e XIX, procuraram responder às necessidades dos cavalheiros, levando conforto e elegância às campanhas miliares e viagens pelo antigo Império Britânico.
Valor | Bilhete de entrada no MNSR
Visita orientada por Paula Oliveira

28 fevereiro (sexta-feira), 15h00
Um ver mais demorado
Em cada visita focamos um elemento plástico em particular e, através da observação de obras diversas, apreciamos o uso original que cada artista lhe dá. Das linhas de força de uma composição à natureza da linha, formas, luz, espaço, planos, escala… comentamos a confluência entre a análise plástica e a análise sensorial das obras. Formamos uma pequena comunidade interpretativa desejosa de experiências significantes.
Valor | Bilhete de entrada no MNSR
Visita orientada por Paula Azeredo

 

27 de fevereiro · Museu Nacional do Teatro e da Dança
Inaugura no dia 27 de fevereiro, às 18h00, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição Aplauso – 40 anos a celebrar o espetáculo, uma celebração dos 40 anos do Museu.

Aplaudimos todos os que passaram pelos palcos, e que continuam aqui presentes nas coleções que cuidamos, e preservamos na nossa memória coletiva. Aplaudimos artistas, técnicos, espetadores, doadores, trabalhadores, colaboradores, parceiros, amigos que sempre contribuíram para a divulgação deste património comum.

Aplauso – 40 anos a celebrar o espetáculo tem curadoria de Nuno Costa Moura e revisita quatro décadas da história do Museu, evidenciando a sua contribuição ímpar para a preservação da memória cultural do nosso país e relembrando grandes figuras, espetáculos marcantes e transformações que moldaram o teatro, a dança e a música em Portugal, dos finais do século XIX até aos dias de hoje.

 

2 de março · Museu Nacional de Arte Antiga
No 1º domingo do mês, o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, organiza visitas orientadas temáticas para o público em geral:

2 março, 11h30
Tendências da Pintura Holandesa no Século XVII
A partir da obra de Jacques des Rousseaux  de 1631, Tocador de alaúde acompanhando um velho segurando uma partitura musical, far-se-á um percurso pelas salas de exposição dedicadas à pintura holandesa.

2 março, 15h30
Obras de Referência na Coleção de Pintura Europeia do MNAA
No encerramento da Galeria de Pintura Europeia devido a obras de remodelação do edifício, um percurso pelas salas destacando algumas obras fundamentais da coleção.

Entrada livre

 

Mais informação em www.museusemonumentos.pt

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora