A Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, unidade técnico-científica pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de investigação em saúde do Brasil, assinaram dia 14 um memorando de entendimento que estabelece as bases para uma colaboração estratégica nas áreas de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico.
O acordo pretende estimular a mobilidade de investigadores e docentes da UC e, simultaneamente, impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e estudos científicos conjuntos entre Portugal e o Brasil. Segundo o diretor da Farmanguinhos, Jorge Mendonça, “a assinatura deste memorando de entendimento representa um passo significativo para o avanço da cooperação científica, promovendo a inovação e o desenvolvimento de soluções na área da saúde, com benefícios para ambas as nações”.
O Memorando foi assinado durante uma visita da comitiva da Farmanguinhos à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), onde foram apresentados os laboratórios de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico da UC.
Para além da assinatura do memorando de entendimento, o encontro entre as duas entidades ficou marcada pelo lançamento do curso de 3D Bioprinting, uma iniciativa conjunta entre a UC e a instituição brasileira. A primeira edição do curso decorre no Brasil, entre 7 e 11 de abril, e destina-se a profissionais da Farmanguinhos e Fiocruz.
A FFUC será responsável pela componente de criação de modelos e manipulação de células em impressoras 3D, enquanto a Farmanguinhos assume a parte dedicada ao desenvolvimento de medicamentos utilizando esta tecnologia inovadora.
O evento ficou marcado pela entrega simbólica da chave do “Espaço Provisório da Farmanguinhos na UC”, um gabinete que vai funcionar como um ponto de contacto estratégico para facilitar iniciativas conjuntas e fortalecer o intercâmbio entre as instituições. A inauguração reforça o compromisso das partes na promoção da inovação científica e tecnológica e prevê “a conjugação de esforços para promover incentivos nos dois países, viabilizando ações dos grupos de trabalho e fortalecendo a troca de conhecimento nas áreas da saúde pública”, explica Nuno Mendonça.
A cerimónia contou com a presença de representantes institucionais de ambas as partes, incluindo o Vice-Reitor Nuno Mendonça, o Diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, Antero Abrunhosa, o Diretor da FFUC, Fernando Ramos, o coordenador da UC Business, Luís Saraiva e Silva, o Diretor da Farmanguinhos, Jorge Mendonça, e a respetiva comitiva do Instituto de Tecnologia em fármacos brasileiro.