Universidade de Coimbra associa-se às comemorações do centenário de Mário Soares

Além da Universidade de Coimbra, a comissão organizadora das comemorações reúne o ISCTE, a Universidade Aberta, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.

Tópico(s) Artigo

  • 13:01 | Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
  • Ler em 2 minutos

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se às comemorações do centenário de Mário Soares (1924–2017), promovidas pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com diversas iniciativas ao longo do ano, com destaque para o congresso “Mário Soares: Uma Vida Entre Séculos”, que se vai realizar na Faculdade de Economia da UC nos dias 9 e 10 de outubro de 2025.

Simultaneamente com o Congresso internacional, também na Faculdade de Economia de Coimbra, a UC promoverá a exposição “Mário Soares: 100 anos”, dedicada à vida de Mário Soares, ao seu pensamento e valores e à sua ação pela liberdade e pela democracia.

No final do ano, a UC acolherá também um ciclo de cinema sobre Mário Soares no Teatro Académico de Gil Vicente, com programação ainda a definir.


O programa do congresso “Mário Soares: Uma Vida Entre Séculos” incidirá sobre temas marcantes do percurso pessoal e político de Mário Soares, nomeadamente a resistência ao Estado Novo, a deportação e o exílio; a construção da Democracia e a Descolonização; as políticas sociais; o socialismo democrático; a construção da Europa e as relações externas; a defesa do ambiente e dos oceanos; a educação, ciência e cultura; a obra historiográfica e intelectual. Em foco estarão também as relações com as religiões, os media e a memória histórica de Mário Soares.

 

Universidades associam-se ao centenário

A participação da UC no centenário de Mário Soares surge na sequência do convite dirigido às universidades portuguesas pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso para que se associassem às comemorações, programando iniciativas relevantes.

Além da Universidade de Coimbra, a comissão organizadora das comemorações reúne o ISCTE, a Universidade Aberta, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.

Álvaro Garrido é o representante da Universidade de Coimbra na Comissão. Historiador e professor catedrático da Faculdade de Economia, foi diretor da mesma faculdade entre fevereiro de 2020 e abril de 2024.

Mário Soares é uma figura maior da Democracia portuguesa e da integração europeia. Resistente à ditadura, preso, deportado e exilado político, foi cofundador do Partido Socialista em 1973. Após o 25 de Abril de 1974 desempenhou os cargos de ministro dos Negócios Estrangeiros, deputado, primeiro-ministro em três governos e Presidente da República (1986-96). 

Na segunda metade dos anos noventa, Mário Soares foi professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra lecionando um seminário sobre temas de integração europeia e política externa no âmbito da licenciatura em Relações Internacionais, criada em 1995.

Acolhendo este conjunto de iniciativas e, em particular, o Congresso internacional “Mário Soares: Uma Vida Entre Séculos” a Universidade de Coimbra reafirma o seu compromisso com os valores democráticos e humanistas. Presta-se homenagem à principal figura da democracia portuguesa, cujo papel na construção europeia foi decisivo, bem como na cooperação com os países de língua portuguesa.

 

Foto DR de Alfredo Cunha / © Museu da Presidência da República

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora