Fundações Ajuda em Ação e Alstom revelam nova coleção cápsula com um desfile empoderado, inclusivo e sustentável em Lisboa

Várias destas mulheres conseguiram fazer da costura a sua fonte de rendimento informal. Esta aposta no Empreendedorismo tem sido incentivada pela Ajuda em Ação e pela Fundação Alstom, que propiciam a presença destas mulheres em inúmeras feiras e mercados - como os de Natal, próprios desta época do ano – onde podem vender as suas peças e dar a conhecer o seu trabalho.

Tópico(s) Artigo

  • 12:58 | Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
  • Ler em 4 minutos

O espaço da Atmosfera M, na Rua Castilho em Lisboa recebeu na manhã de dia 4 dezembro o desfile de lançamento de uma nova coleção cápsula coletiva. “Um dia no mercado” trata-se de uma coleção da autoria das Mulheres em Ação, participantes do programa de costura da Fundação Ajuda em Ação, que fizeram da linha, agulha e tecidos as suas ferramentas de trabalho e sustento.

“Fazer uma homenagem aos mercados tradicionais portugueses, privilegiando uma abordagem que recorre aos conceitos da economia circular e upcycling”, começa por contar o Diretor Nacional da Ajuda em Ação em Portugal Mário Baudouin, “foi o mote deste desfile que celebra estas mulheres e o sucesso do nosso programa de costura, sem faltar, claro, a importante vertente sustentável, pilar da nossa ação”.

Este programa celebra o empoderamento e empreendedorismo feminino, e como tal, aqui foram as próprias formandas a desfilar as peças que criaram, num momento muito aguardado e especial para todos. O evento culminou com a entrega de diplomas, seguido de um momento de confraternização entre todos os convidados.

 


 

A Alstom e a sua Fundação, parceiro fundamental do projeto, também marcou presença. “Desde o momento em que nos unimos à Ajuda em Ação, que tem sido enriquecedor acompanhar o crescimento profissional e evolução destas mulheres que vivem em contextos de vulnerabilidade social e económica. Estão felizes, mais empoderadas… acreditam mais em si! A prova disso é este desfile incrível”, afirmou David Torres.

 

O projeto de costura da Fundação Ajuda em Ação já formou 76 mulheres 

O programa de costura da Fundação Ajuda em Ação tem-se revelado uma aposta vencedora, na zona de Camarate, Loures, tendo formado 20 mulheres ao longo de 2024. Desde 2020 foram formadas mais de 76 mulheres – grupo de maior vulnerabilidade e que apoiam -, contando já com várias edições que nunca carecem de inscrições ano após ano.

Formandas do curso de costura em 2024

Várias destas mulheres conseguiram fazer da costura a sua fonte de rendimento informal. Esta aposta no Empreendedorismo tem sido incentivada pela Ajuda em Ação e pela Fundação Alstom, que propiciam a presença destas mulheres em inúmeras feiras e mercados – como os de Natal, próprios desta época do ano – onde podem vender as suas peças e dar a conhecer o seu trabalho.

Além disso, foram levadas a cabo várias ações nesse sentido. Como visitas de estudo a outros negócios na área da costura e do têxtil, como é o caso da Ecolã na Serra da Estrela e as Capuchinhas na Serra de Montemuro, e realizadas formações por parte de empresas – regime de voluntariado empresarial – em negócio, comunicação e redes sociais.

E este programa tem sido marcado por muitos outros momentos felizes ao longo dos anos. “Desde a parceria com a designer Roselyn Silva, que é embaixadora do programa e também realizou uma coleção cápsula solidária com estas mulheres este ano, a workshops de costura, a parcerias de valor como esta da Alstom, à criação de mais uma nova coleção coletiva… Acreditamos que este programa tem um verdadeiro potencial social e de empreendedorismo, e que com mais parceiros podemos ir ainda mais longe”, conclui Mário Baudouin.

 

Sobre A Ajuda em Ação
A Ajuda em Ação é uma organização sem fins lucrativos internacional com presença em mais de 20 países. Em ação há mais de 40 anos, mobiliza-se contra a pobreza, desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social e desenvolve ainda respostas em contextos de emergência humanitária. Em Portugal, atua ao nível da empregabilidade jovem, do empreendedorismo feminino e da educação. Qualquer que seja o âmbito da intervenção da ONG, a dignidade daqueles que apoia surge sempre como pilar central no trabalho desenvolvido.

Sobre a Fundação Alstom

Fundada em 2007, a Fundação Alstom apoia e financia projetos propostos por funcionários da Alstom e desenvolvidos em parceria com ONG locais e organizações sem fins lucrativos. As iniciativas visam melhorar as condições de vida das comunidades onde a empresa está presente. Os projetos da Fundação centram-se em 4 eixos: acesso à mobilidade, proteção ambiental, acesso à energia e água e desenvolvimento socioeconómico. Nesta última edição, o Conselho da Fundação recebeu 240 propostas de 44 países. Destes, a Fundação financiará 36 projetos em 2023/2024, com um orçamento de 2,2 milhões de euros.

A Alstom está presente em Portugal há mais de 30 anos e, atualmente, dois em cada três comboios que circulam no nosso país são fabricados pela Alstom ou com tecnologia Alstom, incluindo comboios de alta velocidade, regionais, metros e elétricos. Na esfera digital, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridos pelo sistema ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. Em termos de mobilidade urbana, a Alstom forneceu o sistema de sinalização para o Metro do Porto e fabricou os primeiros 102 comboios atualmente em funcionamento nesta rede. A Alstom também fornece o sistema ATP instalado a bordo dos 18 comboios recentemente adquiridos por este operador.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora