O Município de Lamego assinou um protocolo com a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância para a implementação e acompanhamento do Núcleo de Garantia para a Infância deste concelho.
A nova estrutura vai desenvolver ações específicas para a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, e das suas famílias, no âmbito nacional da implementação do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030.
No âmbito da execução deste protocolo, o Núcleo de Garantia para a Infância de Lamego deverá elaborar e atualizar o diagnóstico local relativamente à pobreza infantil e à exclusão social, enquanto base de planificação da sua atividade e contributo para o diagnóstico da Rede Social. Também deverá mobilizar os recursos necessários à resolução dos problemas detetados.
Ao colocar as crianças e jovens no centro das prioridades sociais da autarquia, Catarina Ribeiro assegura que estão agora criadas as condições adequadas para uma intervenção e acompanhamento de proximidade, a realizar junto das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, bem como das suas famílias