Ontem, dia 5 de Outubro, a autarquia sernancelhense e a junta de freguesia do Carregal, terra natal de Aquilino, prestaram um excepcional tributo ao Escritor da sua terra, que em milhares de páginas imortalizou os seus lugares, as suas gentes, os seus costumes e as suas tradições.
Aquilino gostaria de ter estado presente… naquele momento tão simbólico, expressivo e, nalguns momentos, eivado até, de um emotivo espiritualismo.
A luminosa visita guiada proporcionada pelo anfitrião do Convento da Tabosa, Luís Mergulhão ao último convento cisterciense feminino português, foi um privilégio.
Foi um privilégio ouvir os autarcas Carlos Santos, Armando Mateus, Vítor Rebelo e o deputado Carlos Silva Santiago.
Foi um privilégio invocar a novela “Valeroso Milagre”, no exato sítio onde a ação se desenrolou, o Convento de Tabosa e a Igreja da Nª Sª da Assunção.
Mas o privilégio-mor foi o excepcional concerto proporcionado pela Orquestra do Conservatório Regional de Ferreirim, com regência do maestro David Rodrigues, a interpretar a composição musical da autoria de Andrés Alvarez, sob guião de Paulo Neto.
Recordamos que no encerramento da efeméride “60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro”, 2023/2024, no Panteão Nacional, esta composição musical teve a sua apresentação pela primeira vez ao público, com um retumbante sucesso.
Foi também um subido privilégio o momento de convivialidade que se seguiu, com uma merenda aquiliniana, confeccionada e servida pela ESPROSER. Parabéns à sua diligente directora, Ana Chaves.
Muita gente, muitos aquilinianos, muitos amigos, deram tom a esta vibrante homenagem.
Mais uma vez, Sernancelhe esteve à altura do legado do Mestre…
(Fotos gentilmente cedidas por Jaime Ferreira e André Sobral)