A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aprovou um investimento de meio milhão de euros para a valorização das Quedas do Rio Cabrão, situadas na freguesia do Bilhó, no concelho de Mondim de Basto.
Este projeto, a ser implementado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visa a requalificação da zona, a criação de percursos pedestres e a promoção da biodiversidade local.
A intervenção, que vai ser financiada pelo Fundo Ambiental, inclui a criação de passadiços, a instalação de sinalética interpretativa, a recuperação de moinhos de água e a criação de áreas de descanso. Estas ações visam promover o turismo sustentável, valorizar o património natural e cultural da região, além de sensibilizar a população para a importância da conservação da natureza.
O projeto prevê também a reestruturação da vegetação, a requalificação dos trilhos existentes e a preservação do património natural e cultural, criando condições para o lazer e a mobilidade pedonal e ciclável.
O projeto, cuja execução está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, terá início em breve e a sua conclusão está prevista para 2025.
As Quedas do Rio Cabrão são um conjunto de elementos naturais, com grandes cavidades nas rochas e cascatas encaixadas num vale escarpado, dominado na base por afloramentos rochosos e calhaus graníticos, remetendo para as encostas e linhas de cumeada os matos dominados pelo pinheiro.
A presença de elementos históricos, como pontes, açudes e moinhos de água, acrescenta um valor cultural significativo ao local, tornando-o um ponto de interesse tanto para amantes da natureza, quanto para aqueles que apreciam a história e a arquitetura.
(Foto DR)