Portal da Queixa: 46 entidades públicas já usam a plataforma gratuitamente no âmbito do projeto de Responsabilidade Social

Organismos estatais têm acesso gratuito a funcionalidades na plataforma que permitem melhorar a performance na gestão de reclamações e a comunicação com os cidadãos. Entre eles, o Ministério da Economia, a AT, a AIMA, o IEFP e 13 municípios.

Tópico(s) Artigo

  • 13:38 | Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
  • Ler em 3 minutos

Já são 46 as entidades públicas que integram o projeto de Responsabilidade Social do Portal da Queixa que tem como objetivo ajudar os organismos públicos a construir uma relação de confiança e proximidade com os cidadãos. A adesão possibilita aos organismos públicos o acesso gratuito a funcionalidades que permitem melhorar a comunicação e a performance na gestão das reclamações. Entre as adesões ao projeto estão o Ministério da Economia, a AT, a AIMA, o IEFP e 13 municípios. Sete das entidades são Marca Recomendada 2024.

O Portal da Queixa desenvolveu, em 2019, um projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que visa estabelecer protocolos de colaboração com várias entidades de gestão pública. O objetivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais que propiciem uma melhor performance na gestão de reclamações, comunicação, análise e reporting, disponíveis no software myBO através do backoffice da plataforma online.

Entre as marcas que integram o projeto, há 13 autarquias, um ministério e sete das entidades são Marca Recomendada 2024, uma distinção atribuída pela Consumers Trust com base na avaliação dos cidadãos e consumidores no Portal da Queixa.

“Desde o início do desenvolvimento do Portal da Queixa, que o nosso principal objetivo incide na necessidade de criar ligações mais estreitas que ultrapassem barreiras físicas, burocráticas e temporais, potenciando aquilo que é a principal ação do ser humano – comunicar. Daí que, o Portal da Queixa passou a ter um papel fundamental como veículo de comunicação entre os cidadãos e o estado, através de uma plataforma online de acesso livre e gratuito a todos. Por conseguinte, neste contributo social decidimos ir mais longe e potenciar ainda mais esta relação, com a possibilidade de dotar as entidades e os organismos públicos, de todas as funcionalidades de gestão, comunicação, reporting e análise, sem nenhum custo associado à sua utilização. Nasceu assim, o nosso projeto de responsabilidade social, como um contributo direto à sociedade.”, explica Sónia Lage Lourenço, CEO e co-Founder do Portal da Queixa.


Aderiram ao projeto de Responsabilidade Social do Portal da Queixa as seguintes entidades públicas: Autoridade Tributária e Aduaneira, IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, Matosinhoshabit, NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA, Câmara Municipal da Nazaré, SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e Hospital de Lamego. A destacar que estes sete organismos foram eleitos Marca Recomendada 2024, um selo de qualidade que atesta a confiança dos cidadãos na marca.  

Os protocolos de colaboração estendem-se também ao Ministério da Economia, à Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Sesimbra; ANSR – Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária; DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia); Câmara Municipal de Matosinhos; SMAS Leiria; ADSE; Município de Idanha-a-Nova; Câmara Municipal de Barcelos; IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes); Câmara Municipal de Loures; DGAJ (Direção-Geral da Administração da Justiça); DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos); Câmara Municipal de Lagos; Carris; Câmara Municipal de Albufeira; Câmara Municipal de Ourém; Câmara Municipal de Bragança; Centro Hospitalar de V.N. Gaia/Espinho; IPO Porto; Tejo Ambiente; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal da Batalha; Fundação INATEL; AIMA (antigo SEF); Matosinhos Sport; Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.; Imprensa Nacional Casa da Moeda; Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro – Unidade de Vila Real; Hospital Distrital de Chaves; Hospital de Santa Maria Maior; Hospital Pedro Hispano, EMEM (Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia).

Entre as entidades que ainda estão em processo de formalização do protocolo de cooperação figuram: o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana); a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a LIPOR – Gestão de Resíduos do Grande Porto; a UNICEF e a Câmara Municipal de Viseu.

De referir que, a todas as entidades é atribuído um Índice de Satisfação (IS) que expressa de forma objetiva o desempenho dos organismos no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações. Uma boa performance reflete bons indicadores como, por exemplo, a Taxa de Resposta, a Taxa de Solução e a Taxa de Resolução. Quanto mais alta a pontuação do IS (até 100 pontos), maior é a reputação da entidade. A média dos 46 organismos públicos que assinam o projeto de RSE, situa-se acima dos 70 pontos, ou seja, entre Bom – Ótimo – Excelente.

 

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust: 

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente. O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora