A Altice Portugal, através da Altice Wholesale Solutions, unidade de negócio responsável pelo desenvolvimento e gestão de serviços internacionais de telecomunicações, inaugurou hoje o seu novo Centro de Interligação de Redes Internacionais.
Na vertente de sustentabilidade e eficiência energética, o projeto readapta uma infraestrutura já existente para as necessidades atuais, sendo o novo espaço alimentado por energia 100% renovável. Situado em Linda-a-Velha, num dos primeiros centros de telecomunicações da antiga Marconi, o novo Centro de Interligação apresenta todas as características técnicas e tecnológicas de fiabilidade, redundância e segurança necessárias e exigidas a uma infraestrutura crítica.
A escolha de Linda-a-Velha para a localização do novo Centro de Interligação de Redes Internacional passou por um processo rigoroso de seleção, tendo sido considerado vários aspetos:
• Reabilitação de uma infraestrutura existente, numa ótica de sustentabilidade;
• Proximidade a infraestruturas internacionais relevantes, como as estações de cabos submarinos de
Carcavelos, Seixal e Sesimbra, o Centro de Satélites de Alfouvar ou o Data Center do Prior Velho;
• Localizado na zona metropolitana de Lisboa;
• Potencial como nó da rede internacional da Altice.
Este investimento superior a 3 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia, visa alojar redes internacionais de telecomunicações, alavancando a facilidade de interconexão entre a instalação e as estações de amarração de cabos submarinos, teleportos, redes terrestres de longo curso e outros centros de dados.
Com um relevante historial no contexto internacional das telecomunicações, a Altice Portugal continua a ser
um player ativo nesta indústria, assegurando, pela posição geográfica privilegiada das suas infraestruturas,
a conetividade sobre todo o Atlântico e Mediterrâneo, Europa, África e Américas, por via espacial, aérea,
terrestre ou submarina.
Para além de reforçarem o seu lugar de destaque no mapa das comunicações internacionais, o seu know
how, capacidades técnicas e competências especializadas têm permitido a atração de investimento estrangeiro na indústria mundial dos cabos submarinos ou dos satélites de telecomunicações.
Hoje, com este novo Centro de Interligação de Redes Internacionais, a Altice Portugal contribui para colocar Lisboa entre as cidades europeias mais relevantes desta indústria, auferindo-lhe um papel de destaque neste ecossistema internacional e mundial.
Mais informações em altice.pt/wholesale-solutions