Na próxima quinta-feira (7), pelas 14h30, vai decorrer, no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC), a apresentação do estudo “Diretrizes para a promoção de cidades saudáveis”, que resulta da auscultação de atores e stakeholders sobre a promoção da saúde e da governança em Coimbra, Salamanca, Poitiers, Pavia, Jena, Iasi e Turku.
O estudo foi desenvolvido no âmbito do Instituto Virtual para a Saúde e Bem-Estar da EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, que junta a UC, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália) e a Universidade de Turku (Finlândia). Foi coordenado pela docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da UC, Paula Santana.
Durante a sessão, vão ser apresentados os constrangimentos associados à governança local na área da saúde e as diretrizes e recomendações para os governos locais na criação de cidades saudáveis.
O encontro pretende ainda discutir o papel dos municípios e da articulação intersectorial na promoção da saúde, contribuindo, deste modo, para o reforço da colaboração entre as instituições, em torno de objetivos e projetos comuns que promovam a saúde urbana e o envelhecimento saudável.
Pretende-se ainda que a sessão sirva para refletir sobre os desafios e problemas que afetam a saúde da população e os domínios de intervenção prioritários para promover o envelhecimento ativo e saudável.
A abertura da sessão vai ser conduzida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
O encerramento da sessão vai ser feito pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.
Vão marcar presença na sessão vários atores locais, nomeadamente representantes de vários municípios.
(Foto Paulo Amaral)