No período compreendido entre 28 e 31 de agosto, a PSP de Coimbra efetuou seis detenções, pelos crimes de violência doméstica, contra a vida, tráfico de estupefacientes e infrações rodoviárias.
A detenção pelo crime de violência doméstica ocorreu dia 31 de agosto, pelas 21h05, junto a uma residência particular, situada na rua do Zambujeiro, em Coimbra. Um homem de 36 anos, já condenado por este tipo de crime, violou a medida de coação de afastamento da vítima, decretada pelo tribunal, e dirigiu-se à residência da vítima, a sua mãe, de 64 anos de idade.
Alertada para a situação, via rádio, a PSP deslocou-se à residência da vítima, que tinha ativado o sistema eletrónico de teleassistência. Ao chegar ao local, a polícia verificou que o suspeito se encontrava junto da porta da habitação, e, ao aperceber-se da presença policial, gritou que tinha matado a mãe, sendo detido.
Considerando que o indivíduo aparentava estar sob efeito de álcool, foi realizado o teste de alcoolemia, tendo acusado uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,11 gramas por litro (g/l).
O detido foi presente a tribunal, desconhecendo-se ainda as medidas de coação que lhe foram aplicadas.
Pelos crimes de tráfico de estupefacientes, a PSP deteve dois homens. No dia 28 de agosto, às 01h30, na Rua Direita, na Baixa de Coimbra, um homem de 26 anos de idade, ao ser abordado pela polícia, atirou para o chão um saco contendo no seu interior um produto suspeito de ser estupefaciente, nomeadamente haxixe. Perante os factos, foi detido e conduzido à esquadra, onde foram realizados os testes de despistagem que deram positivo para haxixe em quantidade suficiente para 19 doses individuais.
A segunda detenção – um homem de 29 anos de idade – foi efetuada a 31 de agosto, pelas 11h30, na avenida Sá da Bandeira, também em Coimbra. Durante uma ação de policiamento de rotina, a PSP foi alertada por um transeunte para o facto de, momentos antes, ter visto um indivíduo a colocar um envelope com algo suspeito em cima do telhado de um quiosque junto à Praça da República.
Com a descrição do suspeito, a equipa policial dirigiu-se de imediato ao local e encontrou o envelope no sítio indicado. De seguida, alcançou o suspeito e questionou-o sobre o envelope encontrado. De forma espontânea, o indivíduo assumiu que o produto estupefaciente era seu e destinava-se a venda. Realizados os testes de despistagem na esquadra, confirmou-se que o produto era haxixe correspondente a 22 doses individuais.
De salientar que o menor exercia a condução, em marcha lenta, sentado numa cadeira de retenção colocada no banco do condutor.
Em relação a infrações rodoviárias, foram registadas duas detenções: no dia 30 de agosto, pelas 16h45, na avenida Emídio Navarro, em Coimbra, foi detido um homem de 33 anos que conduzia sem habilitação legal para o efeito; no dia 28 de agosto, também pela mesma infração, foi detido um homem de 21 anos, às 09h10, na avenida Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz.