No âmbito da comemoração dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro e do programa nacional de eventos que pretende homenagear o escritor e promover os territórios que são parte essencial da sua geografia de vida, Vila Nova de Paiva promove um grande momento com a reedição da obra “Volfrâmio” (1944).
A apresentação desta reedição terá lugar no próximo dia 17 de junho, no Parque Botânico Arbutus do Demo, antecedida pela inauguração do memorial Aquilino Ribeiro, na Igreja de Nª. Srª. da Corredoura, em Alhais, local onde foi registado o assento de baptismo do escritor. O memorial é da autoria do artista plástico Ricardo Crista.
Neste evento marcará presença o Presidente da Assembleia da República, Prof. Doutor Augusto Santos Silva, prefaciador desta reedição; José Manuel Lello, editor, da Livraria Lello, no Porto, que escreveu a introdução; Aquilino Machado, neto do escritor; Eduardo Boavida, director da Bertrand Editora; Paulo Neto, diretor da revista literária “aquilino“, entre outras individualidades cujo inestimável contributo tem realçado a obra e despertado o país para o legado de um dos maiores escritores portugueses do século XX.
Integrado no Projeto Cultural de Escola, o Clube de Teatro ÁQUIteatro, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, apresentará um momento baseado na obra de Aquilino.
Em exposição no espaço do Parque Botânico estará “Volfrâmio – O Ouro Negro”, uma mostra fotográfica com o cunho de Paulo Neto, em colaboração com Graciete Salvador e Sofia Pires, além de imagens ilustrativas dos quatros municípios envolvidos na comemoração – Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Paredes de Coura e Sernancelhe.
Encerra-se com uma Merenda Aquiliniana.