Dois Carnavais singulares, quatro bairros, quatro corsos, centenas de foliões, carros alegóricos originais, muita música e diversão, prometem trazer nestes dias muita folia e espírito carnavalesco, cartaz único e imperdível.
Em Canas de Senhorim é vivida a rivalidade entre o Paço e o Rossio, que enchem as ruas de cor e de música com as respetivas marchas, compostas por inúmeros grupos de foliões vestidos com trajes muito originais e com cunho pessoal, que vivem estes dias intensamente, que veem culminar com o tradicional despique, na terça-feira de Entrudo, nas quatro esquinas da freguesia, e em que ganha o Bairro que mais se ouvir cantar.
Do ambiente carnavalesco desta vila fazem ainda parte tradições como a “Segunda-feira das Velhas”, as noites, os pisões, as paneladas e as batatadas.
Já na Vila de Nelas, a Associação do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo são os protagonistas do Carnaval, que durante meses preparam em sigilo as fantasias dos figurantes e os carros alegóricos, que vão exibir nesses dias com bastante gosto e imaginação numa grande festa carnavalesca, que se estende às principais ruas da vila de Nelas, ao ritmo de música brasileira, e que culmina em ambiente de festa e alegria, com a troca das rainhas dos dois bairros, na Praça do Município, na terça-feira.
E como a vida são dois dias e o Carnaval são três… ou muito mais, as noites prometem também muita música e animação, e desafiam os foliões a dançarem ao ritmo de vários artistas e Dj’s.
Em Canas de Senhorim, o Paço e o Rossio organizam, de 18 a 20 de fevereiro, as “Noites de Entrudo 2023”, no Parque de Feiras e Exposições de Canas de Senhorim e em Nelas, a Associação do Cimo do Povo organiza a “Festa de Carnaval do Cimo do Povo”, com lugar na Associação de Algeraz.