A Região Vitivinícola do Dão voltou a ser distinguida na gala anual “Os Melhores do Ano”, organizada pela Revista de Vinhos, com o Melhor Vinho do Ano: Vinha Negrosa Tinto 2019, da Textura Wines.
A noite da última sexta-feira foi mais uma vez sinónimo de orgulho e distinção para o Dão. Os vinhos da região mereceram vários destaques na 26.ª cerimónia “Os Melhores do Ano 2022”, organizada pela Revista de Vinhos, que aconteceu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O tinto do Dão Vinha Negrosa 2019 é elaborado no sopé da Serra da Estrela pelo produtor brasileiro Marcelo Vilela Araújo, mentor dos Textura Wines, com enologia de Luís Seabra e Mariana Salvador, obtido a partir das castas Jaen (50%) e Alfrocheiro (50%) de uma vinha com mais de 30 anos de vida.
Houve ainda mais três destaques vindos do Dão no Top 30 – Excelência, galardão onde a Revista de Vinhos enaltece o topo da produção nacional nas mais diversas categorias em diferentes regiões, selecionando os 30 grandes vinhos que garantem os melhores momentos de prova. Entre eles está o Casa da Passarella Vindima 2011, resultado das sete vinhas da propriedade, muito cuidado na escolha das castas e na vindima e, por fim, 11 anos de estágio. O enólogo Paulo Nunes sublinha que é um vinho pensado para o futuro, já que procura o equilíbrio, a profundidade e o vegetal.
Outro destaque no Top 30 – Excelência é o Teixuga Tinto 2017 – Caminhos Cruzados, feito maioritariamente a partir de castas Touriga Nacional, nas vinhas velhas da Quinta da Teixuga plantadas em solo de granito. O resultado é um vinho elegante, vermelho intenso, com grande complexidade aromática e frequentemente eleito na harmonização de carnes de caça.
Também o Líquen Alfrocheiro 2020 foi considerado um vinho de excelência, sendo sinónimo da mais recente feliz descoberta do enólogo João Cabral de Almeida pela região do Dão. O seu trabalho traduz-se num vinho fresco, vibrante e elegante com aroma mineral. No primeiro contacto com o copo impera a resina do pinheiro, complementos de romã, folhagem de morango, algum tomate e erva seca, depois de um estágio de 18 meses em barris de carvalho francês.
“É com alegria que vemos os vinhos do Dão distinguidos numa cerimónia como esta. É mais uma oportunidade de premiar a crescente qualidade e empenho dos produtores de vinho nesta Região. A notoriedade da região tanto no mercado nacional como no internacional está em crescimento e estes reconhecimentos comprovam isso mesmo”, refere o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR), Arlindo Cunha.
Apelidados como os “óscares do vinho”, “Os Melhores do Ano” é uma cerimónia que se realiza anualmente com o objetivo de premiar o que de melhor se faz em Portugal nas áreas do vinho, gastronomia e enoturismo. Esta edição do evento foi marcada pelo regresso do formato presencial alargado, com jantar de anúncio e entrega de prémios, numa gala apresentada pela portuense Maria Cerqueira Gomes e que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.
“Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano”, “Destino Gastronómico do Ano” e os prémios “Personalidade no Vinho”, “Personalidade na Gastronomia” e “Personalidade no Brasil” foram algumas das distinções mais significativas num total de 25 categorias.
Sobre a CVR do Dão
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas atividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.
Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.