“O Neorrealismo ou Humanismo Novo – Uma História de Humilhados e Ofendidos” é o nome da mostra de Paulo Neto, diretor da Revista Literária “aquilino”, que está patente ao público até ao final de agosto, no átrio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
O neorrealismo literário em Portugal pode definir-se como um movimento que se desenrolou aproximadamente entre finais dos anos 30 e finais dos anos 50 do século XX, num contexto particular, correspondendo a parte do tempo histórico-político do salazarismo e sob o signo ideológico e cultural do marxismo.
É também um movimento artístico, literário e filosófico que floresceu no pós-guerra, propondo uma revalorização do realismo tradicional e que, inspirado no materialismo dialético, procurava representar e dar voz aos anseios das camadas proletárias.
Paulo Neto, além de diretor da Revista Literária “aquilino”, é também editor da plataforma de comunicação social Rua Direita (www.ruadireita.pt) e uma figura indissociável da obra de Aquilino Ribeiro.
https://www.cm-moimenta.pt/pages/1220?news_id=3270