O BE, pela voz do deputado Moisés Ferreira, interpelou o Governo sobre o encerramento do SAP de Mangualde.
“O Bloco de Esquerda vem, por este meio, assinalar a justa luta da população de Mangualde pela reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
Este SAP foi encerrado em março, com o argumento pandemia de covid-19 e resulta em que os utentes tenham de se deslocar a Viseu, colocando em causa uma resposta imediata e célere à atividade normal, para além da resposta à Covid-19.
É ainda de salientar que este encerramento foi mais um golpe numa região já afetada pelo desaparecimento de serviço públicos e, com a falta de resposta nesta unidade, inevitavelmente assistimos a uma maior sobrecarrega do Hospital São Teotónio.
É, por isso, urgente que o Serviço Nacional de Saúde esteja bem equipado, com serviços bem distribuídos pelo território e com maior capacidade de resposta às populações. Para isso, nesta região, o Governo deve reabrir o SAP em questão, dotando-o dos equipamentos e dos profissionais necessários ao seu normal funcionamento.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde as seguintes perguntas:
1. Tem o Governo intenções de reabrir o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde?
2. Quais os motivos para o seu encerramento em março?
3. Reconhece a tutela a necessidade do SAP, de forma a não sobrecarregar o Hospital São Teotónio, e está disposto a reabrir o serviço dotando-o dos profissionais necessários?”