Como regressar a portugal?

Desde ontem, 19 de Março, todos os voos de Portugal para fora da União Europeia deixaram de ser permitidos.

Tópico(s) Artigo

  • 21:54 | Sexta-feira, 20 de Março de 2020
  • Ler em 3 minutos

Desde ontem, 19 de Março, todos os voos de Portugal para fora da União Europeia deixaram de ser permitidos. São excepção: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Venezuela, África do Sul, Brasil e todos os países de Expressão Oficial Portuguesa.

No Brasil os voos estão limitados ao Rio de Janeiro e São Paulo. Espanha e Itália continuam sem voos autorizados de/para Portugal.

Deves ter no entanto presente que muitas companhias aéreas estão a cancelar os seus voos, e os países, como por exemplo a Guiné Bissau ou Cabo Verde, podem por iniciativa soberana impedir o tráfego aéreo. Mantém-te por isso em contacto com os Serviços Consulares locais, a tua Companhia Aérea /Agência de Viagens e segue as notícias oficiais em Portugal e no país onde te encontras.


As fronteiras terrestres com Espanha estão encerradas, mas será permitida a passagem a pessoas que partem/regressam ao seu país de origem. As deslocações de automóvel em França estão condicionadas pelo recolher obrigatório. Contacta as autoridades policiais locais antes de empreenderes a viagem de regresso.

Estes são tempos muito difíceis para todos os Portugueses, também para os que estavam em viagem. É importante manter o pragmatismo e a consciência que a resposta do Estado Português, com milhares de viajantes espalhados por todo o Mundo a querer regressar não poderá ser célere nem imediata atendendo às limitações do espaço aéreo, fecho de fronteiras e cancelamentos das companhias aéreas.

Os Portugueses em Viagem, todos os nossos grupos estão em segurança em Portugal, mas apelamos aos cidadãos que estejam retidos em diferentes partes do Mundo que se mantenham confiantes, serenos, pragmáticos e estabeleçam entre si uma muito necessária rede de auto-ajuda facilitando o apoio e trabalho do nosso Serviço Consular.

No Blog dos Portugueses em Viagem iremos actualizando a informação que obtivermos, sobretudo de países que são destinos das Expedições dos Portugueses em Viagem e onde é mais fácil verificar as muitas informações que nos vão chegando.

Mais uma vez partilhamos o número telefónico do Ministério dos Negócios Estrangeiros criado para apoiar os viajantes portugueses no seu regresso a casa: +351217929755

Como proceder se não puder seguir viagem?

Muitas Companhias Aéreas estão a cancelar os voos por motivos que lhes são exteriores. Não se trata de incompetência ou indiferença por isso não te zangues inutilmente: o Mundo está em estado de guerra e vivemos tempos muito difíceis para todos.

É de todo o interesse da tua Companhia Aérea, Agência de Viagens e Estado Português conseguir que regresses a casa em segurança e o mais breve possível. Estes são os nossos conselhos para enfrentar este desafio:

Contacta de imediato os Serviços Consulares do país onde te encontras, o Minsitério dos Negócios Estrangeiros Português, a tua Companhia Aérea e/ou Agência de Viagens. Mantêm a Serenidade e o Pragmatismo.

Colabora com quem te quer ajudar evitando desgastes desnecessários, sendo flexível nas soluções, seguindo as indicações recebidas e fornecendo as informações necessárias da forma o mais organizada e sucinta possível. Inclui desde logo dados como o Nome, Idade, Passaporte, Visto (e data em que termina), email, contactos telefónicos, detalhes do voo cancelado e morada do teu hotel/alojamento actual,

Mantêm-te sempre contactável por telefone e email.

Verifica a validade do teu Visto e contacta antecipadamente as autoridades locais se verificares que é impossível saíres do país antes do mesmo caducar.

Acompanha com regularidade as informações oficiais portuguesas e do país onde te encontras. .Se for mesmo impossível seguir viagem, procura um alojamento seguro, com rede wifi. Sobretudo se a diferença horária com Portugal for muita, pede ajuda a um familiar ou amigo para se manter atento ao evoluir da situação. .

Deves estar preparado/a tanto para partir com pouco tempo de aviso como para aguardar vários dias por uma solução. Todos os Portugueses vivem momentos muito exigentes e difíceis neste momento. A todos é pedido serenidade e resiliência e nós viajantes não somos excepção. Mais tarde ou mais cedo todos vão conseguir regressar em segurança a suas casas. O País está mais unido do que nunca: vocês não serão esquecidos.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora