O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 24, 25 e 26 de Abril. O maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL, reúne mais de 160 expositores de vários países.
Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.
A programação da 16ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 90º aniversário da Pininfarina, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2019, o Salão Motorclássico recebeu 40 mil visitantes.
Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição que celebra os 90 anos da Carrozzeria Pininfarina, conhecidas fabricantes de carroçarias para automóveis.
Fundada por Battista “Pinin” Farina em 1930, a Carrozerria Pininfarina é associada a automóveis de belas e voluptuosas formas. Ainda que intimamente associada à Ferrari, e responsável pela concepção de alguns dos mais emblemáticos cavallinos rampantes, a Pininfarina colaborou com inúmeras marcas, como Alfa Romeo, Bentley, Cadillac, Hyundai, Maserati, Peugeot, Rolls-Royce ou Volvo.
A exposição contará com oito modelos de diferentes marcas, desde a Ferrari à Peugeot, e que permitirão viajar pelos 90 anos de história da famosa carrozzeria italiana.
Outro dos destaques será o regresso a Lisboa, passados 50 anos, do automóvel que foi utilizado por António de Oliveira Salazar, o Cadillac Series 75.
Em 1947, o Estado Português adquiriu dois Cadillac iguais, um para o Presidente da República – Óscar Carmona – e outro para o Presidente do Conselho de Ministros, o Professor Oliveira Salazar. Desde então, e até à sua morte, Salazar usou sempre o Cadillac que lhe estava destinado, tendo recusado um Mercedes-Benz 600 adquirido pelo Ministério das Finanças, em 1968, por entender que o Cadillac continuava em bom estado e servia muito bem para o seu serviço oficial.
Em Abril de 1971, o Cadillac Series 75 foi vendido em hasta pública, sendo então adquirido, por João de Lacerda, para ser exposto no Museu do Caramulo.
Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para o passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.
No Sábado, dia 25 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilao-motorclassico.com nas semanas antes do evento.
O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento dos livros “Citroën em Portugal – De uma guerra à outra (1919-1945)” e “A visão eléctrica de Ferdinand Porsche” de José Barros Rodrigues e “Giovanni Salvi – O italiano mais rápido de Portugal” de Adelino Dinis, no Sábado, às 15h.
Pelo terceiro ano consecutivo o Salão Motorclássico irá contar com as Motor Talks. Durante o salão serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.
Após a estreia na edição de 2019, o Salão Motorclássico vai voltar a contar com um Gaming Center para todos os visitantes que queriam experimentar a emoção do desporto automóvel e dos jogos retro.
Certificação de Veículos de Interesse Histórico
Pela primeira vez, e durante o fim-de-semana, serão realizadas certificações técnicas a automóveis clássicos pela equipa do Museu do Caramulo.
Os bilhetes para o salão voltarão a estar disponíveis online e à semelhança da edição anterior, por um período de tempo limitado, os mesmos poderão ser adquiridos a um preço reduzido de €10.
Renovação de imagem
A imagem de marca do Salão Motorclássico foi alvo de um rebranding levado a cabo pela BÁ Studio, tendo por base um desenho do famoso ilustrador gráfico português Ricardo Santos.
O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.
O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL e conta com o apoio do Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos e do Banco BPI | Fundação la Caixa.
Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento.